[vida real] Escola da Vida
Já faz alguns anos que acompanho um grupo inglês chamado 'The School of Life' que se propõe a nos ajudar a desenvolver inteligência emocional por meio da cultura. E eles fazem isso muita lindamente por meio de livros escritos por filósofos contemporâneos - AMO Alain de Botton - que questionam e nos movem a buscar respostas para coisas muito cotidianas; tornando nossa vida mais simples e mais satisfatória.
Li todos os livros da primeira coleção, com temas ambiciosos e todos começados com Como...
. ... encontrar o trabalho da sua vida;
. ... mudar o mundo;
. ... viver na era digital;
. ... manter a mente sã;
. ... pensar menos em dinheiro;
. ... pensar mais em sexo.
Dilemas da vida moderna, ambições cotidianas, libertações das amarras sociais - foi em tudo isso que pensei enquanto ia lendo e as respontas e perguntas que foi encontrando foram me dando um conforto muito grande.
E a grande sacada de tudo isso é de como é importante sermos nossa própria referência. Saber do que a gente gosta, de qual nosso estilo de vida, de olhar pra dentro e se sentir confortável com o que vemos, sabe? Entendi que esse conforto implica em dar zero bola para a opinião alheia, para o que está na moda ou é tendência e mais ainda: para consumir.
Muito do que a gente compra é pautado pelo que alguém (revista, celebrity, propaganda) nos diz que é legal e outras coisas que desejamos é alinhado com o que nos falta:
. acho que meu corpo não está legal e tenho um reencontro de amigos? PRECISO de uma roupa nova!
. acho que presígio é o valor mais importante em uma pessoa? PRECISO de uma marca X!
. me sinto desanimada com minha vida/trabalho/relacionamento? PRECISO passear no shopping!
Quantas vezes você já pensou ou se sentiu assim?
Talvez o que você realmente precisa é de calma e olhar pra vc mesmo, pra se ver e entender melhor. <3